top of page

É falsa afirmação: 20% dos reclusos são estrangeiros

  • Da redação
  • 14 de mar.
  • 1 min de leitura

"Sabemos que 20% da atual população prisional é estrangeira". O líder do partido de extrema-direita Chega, André Ventura, afirmou recentemente que 20% da população carcerária atual de Portugal é de estrangeiros, estabelecendo uma ligação entre imigração e níveis de criminalidade. O Bem Haja Check e a Aletheia verificaram a veracidade da informação junto a site públicos confiáveis, como o da Agência de Segurança Interna de Portugal, e a informação foi classificada como falsa.


Segundo a Agência de Segurança Interna de Portugal para o ano de 2023, a grande maioria dos reclusos do país são portugueses, com 83,3%.  Os estrangeiros representam, entretanto, 16,7% dos reclusos, número que, segundo a agência, se mantém "estável". Entre os reclusos estrangeiros, os africanos constituem a maior percentagem (45%), com maior incidência nos países africanos de língua oficial portuguesa, como Cabo Verde, Angola e Guiné-Bissau.


Seguem-se os reclusos sul-americanos (30,6%), maioritariamente do Brasil, e os europeus (19,3%), com destaque para a Roménia e a Espanha, informou a Agência de Segurança interna. Do total de reclusos (12.193), 2.655 estavam em prisão preventiva, contra 9.538 condenados e a cumprir pena. Quase 93% dos prisioneiros eram do sexo masculino, de acordo com os dados. Por outro lado, das cerca de 46 mil pessoas condenadas a penas criminais identificadas pelo organismo de segurança, apenas 11,1% eram de outros países que não Portugal.


Veja o relatório completo da checagem no site da Aletheia.



Comments


bottom of page