Teatro das Beiras abre ano com “Um Conto Japonês”
- Da redação
- 5 de fev.
- 2 min de leitura
O Teatro das Beiras vai apresentar em fevereiro a sua primeira criação deste ano. Será a peça "Um Conto Japonês", a partir do conto "A Árvore", de Sophia de Mello Breyner Andresen, encenada por Fernando Mota. A peça conta a história de uma árvore sagrada para os habitantes de uma pequena ilha no Japão e da relação do seu povo com a natureza, com a tradição e com o legado dos antepassados. A estreia será em 15 de fevereiro, às 16 horas. Também haverá duas apresentações para escolas, nos dias 17 e 21 de fevereiro, às 14h30.
Além dessa criação, o Teatro das Beiras terá mais duas em 2025. Uma delas será uma cocriação entre o Teatro das Beiras e o Teatro da Rainha. "A Noite dos Visitantes" de Peter Weiss, encenada por Fernando Mora Ramos, estreia em junho e será apresentada em espaços ao ar livre. A terceira e última criação de 2025 será "O Coração de um Pugilista", de Lutz Hübner, encenada por Jorge Silva, com estreia marcada para outubro.
Além das criações, a programação do Teatro para este ano tem a realização das "4as de Teatro" – onde irá receber 5 companhias de teatro portuguesas e uma companhia espanhola – e o Festival de Teatro da Covilhã. Para além disso, continua em digressão com a peça "A Festa".
Na programação das "4as de Teatro", em 26 de fevereiro, A Barraca traz “De Mary para Mary”, a partir do texto de Paloma Pedrero, com encenação de Maria do Céu Guerra e interpretação de Rita Lello. A 2 de abril, a Jangada Teatro apresenta-a sua versão do clássico “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, com encenação de John Mowat.
Já a 7 de maio,"Rottweiler Vs Chihuahua", de Guillermo Heras, será apresentado pelo Teatro do Noroeste. Em 17 de setembro, o Centro Dramático de Évora apresenta "Florbela, Florbela", de Miguel Real e Filomena Oliveira, uma homenagem a Florbela Espanca. Por fim, a 10 de dezembro, o Tranvía Teatro, de Saragoça, traz "Lucía el Sol Sobre Troya", com dramaturgia e encenação de Cristina Yáñez, sobre textos clássicos da tragédia e da comédia grega antiga.
O Festival de Teatro da Covilhã 2025 apresenta quatro espetáculos para o público geral e cinco para a infância/juventude, e decorre no Teatro das Beiras e no Teatro Municipal da Covilhã. Serão apresentados 9 espetáculos, de 7 companhias, entre 13 e 22 de novembro.
Veja a programação em https://www.teatrodasbeiras.pt/em-cena/

Comments