Semana de instabilidade climática na região
- Da redação
- 25 de fev.
- 2 min de leitura
A semana começou com tempo instável em todo o território português, com sol, nuvens e chuvas em algumas regiões. A tendência é de que isso permaneça até a sexta-feira, segundo o tempo.pt. Nesta terça, há possibilidade de diminuição gradual da nebulosidade e possibilidade de queda de neve nas regiões mais altas da Serra da Estrela. O vento estará fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando de sudoeste na região Sul até meio da manhã, e sendo por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Nesta terça também se registará uma diminuição das temperaturas mínimas, principalmente no Norte e Centro do país. As mínimas irão variar entre 1ºC (regiões Norte e Centro) e 11ºC (região de Lisboa) e as máximas poderão oscilar entre os 10ºC na Guarda e os 19ºC em Faro.
A tendência de instabilidade continuará na quarta-feira, onde é esperado um dia seco, com céu parcialmente nublado e tendência a ficar totalmente coberto com o passar das horas e com outra diminuição das temperaturas mínimas. Esta diminuição será mais acentuada, face à anterior, e generalizada, fazendo baixar os termómetros de Norte a Sul. Desta forma, as mínimas irão variar entre os -2ºC em Bragança e os 9ºC em Lisboa e Faro.
Ainda assim, a nível local, especialmente nas regiões montanhosas do Norte e Centro poderão registar-se valores inferiores, como o exemplo da Serra da Estrela, onde pode chegar a um valor mínimo de -4 graus. Na reta final da semana é esperado um aumento generalizado das temperaturas mínimas, ainda que as máximas diminuam também de forma generalizada. A chuva poderá retornar, também ao Norte, mas de forma fraca a moderada, podendo estender-se até ao Centro. Na sexta-feira, esta instabilidade deverá manter-se, especialmente na região Norte.

Komentar