Semana da Páscoa está sendo com frio, chuva e neve
- Da redação
- 16 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
A semana da Páscoa está tendo frio, chuva e queda de neve na Serra da Estrela. E, pelo menos até esta quarta-feira (16), as previsões permanecem as mesmas. Além da queda de neve nas terras altas do interior Norte e Centro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, vento por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas e uma pequena descida de temperatura. As temperaturas mínimas vão variar entre os 1º (Guarda) e os 10º (Faro e Sagres) e as máximas entre os 7º (Guarda) e os 18ª (Faro).
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. Além dos períodos de chuva que passaram gradualmente a aguaceiros, ocorreu uma descida das temperaturas, apenas explicada pela massa de ar polar com origem nas proximidades da Groenlândia e que vem baixando em latitude até ao nosso país.
Este ar polar, ao percorrer o Atlântico, segundo o site tempo.pt tornou-se ligeiramente menos frio, mas captou a humidade oceânica e, ao cruzar a geografia ibérica nesta quarta-feira Santa (16), produzirá queda de neve nos pontos de maior altitude das cadeias montanhosas das regiões setentrionais e centrais de Portugal continental e Espanha peninsular.
Isto ocorrerá, sobretudo, pelo facto de o vento soprar do quadrante Norte e a disposição das cordilheiras que se situam na metade norte dos referidos países ser favorável à acumulação do hidrometeoro branco nas cotas médias-altas, bem como pelo próprio efeito de retenção de nebulosidade exercido pela orografia. Na terça-feira, troços da EN399, que dá acesso à Torre na Serra da Estrela, foram fechados devido à queda de neve.
Hoje, portanto, espera-se novamente céu geralmente muito nublado, embora com tendência para a diminuição da nebulosidade a partir da tarde no interior das Regiões Norte e Centro. Nesse dia preveem-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros, que terão tendência a diminuir de frequência e intensidade no período vespertino, de norte para sul de Portugal continental. A queda de neve continuará a ser provável acima dos 1000 metros de altitude, com a cota a subir progressivamente para os pontos mais elevados da Serra da Estrela a partir do início da manhã desta quarta-feira.

Comments