top of page

Projeto usa IA para interpretar e resumir atas de Câmaras

  • Da redação
  • 27 de fev.
  • 1 min de leitura

Um projeto desenvolvido pela Universidade da Beira Interior (UBI) pretende criar algoritmos de Inteligência Artificial com foco no Processamento de Linguagem Natural (NLP) para interpretar e resumir atas de reuniões de câmaras municipais. A solução irá identificar os principais eventos discutidos, agrupá-los por pelouros e destacar as posições assumidas por cada deputado municipal. Prevê-se que, no prazo de um ano, o projeto disponibilize um protótipo experimental que facilite o acesso à informação pública, beneficiando cidadãos, jornalistas e políticos.


O projeto, que conta com a parceria entre a UBI, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e a Universidade do Porto, vai modernizar e simplificar o acesso à informação sobre decisões municipais. Denominado de CitiLink, insere-se num programa de financiamento promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de aplicar tecnologias avançadas de Cibersegurança, Inteligência Artificial e Ciência de Dados para acelerar a modernização da Administração Pública.


O CitiLink conta com a colaboração das câmaras municipais de Alandroal, Campo Maior, Covilhã, Fundão, Guimarães e Porto, bem como de outras entidades parceiras, como a Associação Porto Digital. Estas instituições irão fornecer as atas camarárias que servirão de base para o desenvolvimento do protótipo, reforçando o caráter colaborativo e prático da iniciativa. A equipa de investigação é liderada por Ricardo Campos, docente do Departamento de Informática da UBI e investigador do INESC TEC, e integra ainda outros investigadores do Labcom (UBI) e da Universidade do Porto.




Comments


bottom of page