Projeto compartilha acessibilidade cultural em universidades no Brasil
- Da redação
- há 1 dia
- 2 min de leitura
O Instituto IMPAR, de Santa Catarina, Sul do Brasil, apresentou em março o circuito estadual “Diálogos Arte para Todos”. A iniciativa vai percorrer instituições de ensino superior de toda Santa Catarina, compartilhando com estudantes, professores e pesquisadores um amplo repertório de vivências produzidas em mais de uma década de trabalho artístico junto de pessoas com deficiência, neurodiversas e com transtorno mental, na promoção da saúde e da acessibilidade cultural, por meio do Programa de Formação Cultural Arte para Todos.
O circuito que percorrerá as seis mesorregiões do estado será realizado de maio a agosto, passando por 12 instituições públicas, comunitárias e privadas. O foco é especialmente naquelas que contam com cursos de artes cênicas, psicologia, terapia ocupacional, também podendo alcançar estudantes e profissionais de outras áreas, como letras, pedagogia, artes, enfermagem e medicina.
O formato dos “Diálogos Arte para Todos” une palestra, vivência artística e roda de conversa, para que os participantes possam experimentar a metodologia e trocar experiências. Os condutores serão Iraci Seefeldt (jornalista, artista de teatro, gestora cultural e consultora em acessibilidade), Nathielle Wougles (artista DEF, terapeuta ocupacional, professora e diretora de teatro), Manoella Rego (atriz, professora e diretora de teatro); e Robson Benta (ator, professor e diretor de teatro). Os diálogos terão recursos de audiodescrição e acessibilidade em Libras.
Durante os encontros, será apresentado o novo site do Instituto IMPAR, com uma área de pesquisa e acervo artístico e pedagógico do Programa Arte para Todos, que estará disponível para acesso gratuito e com recursos de acessibilidade (Libras e audiodescrição).
Nesta área do site, pessoas interessadas terão acesso a informações do projeto político pedagógico, dos princípios metodológicos, apostilas, artigos, fotografias, vídeos, relatos de processos artísticos, além de referências bibliográficas sobre Arte DEF, acessibilidade cultural e estratégias desenvolvidas no Arte para Todos para promover a saúde, bem-estar e autonomia de pessoas com deficiência, neurodiversas e com transtorno mental.
“Desde os primeiros anos do programa, estabelecemos parcerias com instituições de ensino, realizamos palestras, oficinas e outras vivências artísticas voltadas a estudantes nas áreas da saúde, educação e artes; e recebemos pesquisadores de graduação e mestrado, além de alunos de estágio curricular. Nossas práticas pedagógicas e princípios metodológicos têm inspirado a curiosidade da comunidade acadêmica, que encontra no Arte para Todos a oportunidade de experimentar na prática as teorias estudadas em sala de aula. Com o novo site, teremos condições de organizar e disponibilizar um rico acervo de imagens, documentos, relatos e outros materiais que marcam a trajetória do nosso trabalho”, destaca Iraci Seefeldt, coordenadora executiva do projeto.
Instituições interessadas em receber os Diálogos Arte para Todos podem enviar e-mail para impar@impar.art.br, aos cuidados de Samira Sinara, produtora responsável e diretora do Instituto. A realização do circuito marca também uma parceria inédita entre o IMPAR e a Fecate - Federação Catarinense de Teatro, responsável pela produção local dos encontros nas 10 cidades alcançadas pelo projeto.


Comentarios