top of page

O fado subversivo chega aos cinemas em Portugal

  • Da redação
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 7 dias

O documentário As Fado Bicha chega em 17 de abril nos cinemas de Portugal. O documentário foi realizado por Justine Lemahieu, que acompanhou a jornada artística e ativista da dupla que dá vida à banda Fado Bicha. Registando momentos íntimos nos bastidores e performances arrebatadoras, a realizadora seguiu, durante muitos anos, o percurso da dupla de artistas que através das suas canções, subverte e reinterpreta o fado tradicional. Dando corpo e voz a histórias e lutas LGBTQI+, as Fado Bicha fazem da música um espaço de resistência e de afirmação política.


A produção é o resultado dos vários encontros de Lemahieu com Lila e João, as duas artistas e activistas da banda Fado Bicha. Nos camarins, as palavras e os olhares cruzam-se, questionando a nossa relação com as aparências, as normas de género, a linguagem e a sexualidade. O ethos do Fado Bicha não envolve apenas uma revolução e experimentação ao tradicional género do fado, mas há também uma forte veia activista, tornando as músicas especialmente urgentes.


Ao longo do documentário, descobre-se mais sobre o que é importante para estas duas pessoas que compõe o duo, e descortina-se também o seu sentido de humor, a beleza da sua relação com a música e todas as outras maneiras que encontram para se expressarem — muitas vestindo, literalmente e não só, um papel que pode ser considerado como subversivo no mundo do fado.


O filme questiona a nossa relação com as aparências, as normas e as identidades e que conquistou o Prémio de Pós-Produção do Fundo do Cinema Português, tendo ainda sido selecionado para festivais como o IndieLisboa e o Queer Porto.


O trabalho de Lemahieu, cineasta franco-portuguesa que reside em Lisboa, reflete sobre questões socioeconómicas e as formas de resistência quotidianas e insere-se numa tradição de documentários que celebram a diversidade e a luta por direitos fundamentais.

Uma estreia a não perder que dá palco a novas narrativas e a vozes que questionam o status quo, explorando a sexualidade e desafiando as normas de género. Inicialmente o documentário será exibido nos seguintes cinemas: Cinema City Alvalade, Cinema City Setúbal, Cinema City Leiria, Cinemas NOS Alvaláxia, Cinemas NOS Alma Coimbra e Cinemas NOS Alameda Shop & Spot, no Porto.





Kommentare


bottom of page