Leitura, convívio e café é novidade na Covilhã
- Da redação
- 17 de fev.
- 3 min de leitura
Um novo conceito em livraria, inspirado nos preceitos da economia circular, abriu as portas no último dia 31 de janeiro. A Tertúlia Livraria & Café localiza-se ao pé do Clube União, num dos mais charmosos edifícios da cidade, na Rua Marquês de Ávila e Bolama. O espaço aconchegante e que convida à uma leitura e a um café é composto por dois ambientes e uma pequena esplanada de verão.
Voltada para o fomento da cultura, a livraria promete ser muito mais do que um simples lugar onde se vendem livros. Nas palavras do seu idealizador, o cronista brasileiro Marcos Leite, o empreendimento propõe ser um novo local de convivência na cidade. “Enquanto ambiente, a ideia é proporcionar um formato sustentável onde os leitores possam conciliar espaço, voz e vez na cena cultural”, explica. “Será um local dedicado à cultura, à comunicação e à vida, unindo a paixão pelos livros com a vivência de momentos descontraídos ao lado de um bom café e de outros prazeres da vida social”.
O empreendimento surge como uma alternativa ao tradicional modelo alfarrabista, no Brasil conhecido por sebo. Com uma atmosfera intimista, coloca à disposição dos amantes da leitura a comercialização de livros novos, seminovos, de segunda mão e antigos. Desde a abertura, mais de três mil títulos estão disponíveis ao público, incluindo livros infantis, estrangeiros, clássicos, literatura portuguesa e internacional, saúde e autoconhecimento, romances, policiais, técnicos e científicos, poesia, teatro, contos, biografias e não ficção, além de história, política, guerras, religião, gastronomia e variedades.
Novidade em Portugal, o modelo de negócio já se consolidou em países como Brasil e Espanha. Propõe aproximar a cultura alfarrabista às tradicionais livrarias-café. Ao oferecer preços mais acessíveis, permite que todos os apreciadores possam comprar seus livros sem risco de comprometer o orçamento pessoal, o que torna o acesso à leitura mais democrático. Neste ciclo, quanto mais trocas ocorrerem, maior será a reutilização e menores tendem a ser os preços, revela o idealizador.
A recirculação permite que as obras ganhem uma nova vida e cheguem a um maior número de pessoas. Na prática, a redução nos preços transfere a economia para o bolso do leitor, que além de comprar mais barato, pode também revender seus livros ao invés de mantê-los guardados em casa. Os livros vão e o conhecimento fica. Esta é a proposta. Um modelo que reduz o desperdício e protege o meio ambiente ao dar mais valor aos recursos naturais da cadeia produtiva, que ao final, facilita o acesso ao público.
A proposta também promove a circulação de edições já esgotadas. São livros que as gerações mais recentes têm dificuldade em encontrar por conta da escassez. Um aspeto que aproxima as novas gerações aos livros clássicos, o que tende a reduzir as naturais divergências de pensamento entre jovens de hoje e os que são há mais tempo.
Além do comércio de livros e afins, a Tertúlia será um espaço de convivência onde as pessoas poderão ter um momento de pausa e contemplação pessoal. Nos dois ambientes internos e na pequena esplanada de verão, poderão relaxar, beber um café, estudar, ler e se atualizar com as notícias em jornais impressos ou, simplesmente conversar com amigos. A nova livraria será um refúgio cultural, onde a literatura e o entretenimento se encontram para proporcionar momentos únicos no coração da cidade. Uma cidade que respira cultura e tem como marca a forte presença da comunidade académica.
Serviço
Tertúlia Livraria & Café
Rua Marquês de Ávila e Bolama, 219, no Centro Histórico da Covilhã
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas com intervalo para o almoço e, aos sábados, das 10 às 13 horas.



Comentarios