Lagoa Comprida está com 99% de enchimento
- Da redação
- há 2 dias
- 2 min de leitura
A Lagoa Comprida, que abastece a região da Serra da Estrela, está com 99% de enchimento, acima da média histórica de 82% para o mês de abril. As chuvas de março e de abril ajudaram na melhoria do panorama hídrico geral de Portugal continental. De acordo com os dados atualizados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), o volume total de armazenamento nas albufeiras nacionais atingiu, em 21 de abril, um volume de 12.429 hectômetros cúbicos (hm3), o que representa 94% de média nos reservatórios. O índice apresenta um aumento de 1,4% entre 4 e 21 de abril.
Em 21 de abril de 2025 e comparativamente ao boletim anterior (de 14 de abril de 2025) verificou-se o aumento do volume armazenado em 13 bacias hidrográficas e a diminuição em duas. Das albufeiras monitorizadas, 89% apresenta disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e uma tem disponibilidades inferiores a 40% do volume total. Os armazenamentos na terceira semana de abril de 2025, por bacia hidrográfica, apresentam-se superiores às médias de armazenamento do mês de abril (1990/91 a 2023/24), excepto para as bacias Mira, em Vila Nova de Milfontes, e Ribeiras do Barlavento, no Algarve.
A boa notícia é que a região da Covilhã está bem servida de água. Com enchimento de 99%, não há muito com o que se preocupar, pelo menos por enquanto. Situada a cerca de 1600 metros de altitude, a Lagoa Comprida, é o maior reservatório de água da Serra da Estrela com o objetivo de produção hidroelétrica.
A Lagoa Comprida é de origem natural, situa-se numa ampla depressão de origem glaciária, com cerca de um quilómetro de extensão e que alimentava o glaciar do Covão Grande. Ao longo das suas margens, são inúmeras as marcas glaciárias, tornando esta lagoa, um dos locais de grande interesse geomorfológico da Serra da Estrela. Para a lagoa, afluem pequenos cursos de água, assim como as águas retidas nos Covões dos Conchos e do Meio e conduzidos até esta por intermédio de túneis subterrâneos.



Comments