Agência lança Comitê de Democratização da Checagem de Fatos
- Da redação
- 1 de mar.
- 2 min de leitura
A agência de checagem de fatos Aletheia, do Brasil, parceira do Portal Bem Haja Check nas checagens em Portugal (região da Beira Interior, principalmente), lançou o Comitê Nacional de Democratização da Checagem de Fatos. O objetivo do comitê é promover o ensino crítico e metodologias aplicadas para enfrentar a desinformação. Para isso, a agência está propondo a criação de encontros bimestrais voltados à capacitação de docentes de universidades federais, integrando práticas de checagem de fatos ao ambiente acadêmico.
A AletheiaFact.org é uma organização sem fins lucrativos, focada no combate à desinformação e na democratização do acesso à checagem de fatos. O trabalho é fundamentado na ideia de que uma sociedade bem informada fortalece os pilares da democracia.
O Comitê se estrutura em núcleos regionais espalhados pelo Brasil, para que as ações se expandam com agilidade e respeitem as diversidades de cada local. Esta organização regional permite uma colaboração mais próxima e uma resposta mais ágil às necessidades locais, levando a checagem de fatos a todas as partes do país. “Assumimos o compromisso de construir uma sociedade onde a busca pela verdade seja valorizada e promovida. Esse manifesto é nosso pacto com a educação, a inovação e o fortalecimento da democracia”, diz o manifesto publicado pela Aletheia.
O principal objetivo do comitê, segundo a Aletheia, é ampliar a cultura da checagem de fatos no Brasil, integrando metodologias de verificação ao ensino superior e formando redes colaborativas de conhecimento. Outros objetivos ão capacitar docentes para atuarem como multiplicadores em suas instituições; estimular pesquisas acadêmicas sobre desinformação e fact-checking; adaptar conteúdos e metodologias às realidades locais, promovendo relevância regional; engajar a comunidade acadêmica em atividades práticas, como workshops e hackathons; e criar e manter um banco de dados colaborativo de checagem de fatos, acessível a todos.
A Aletheia já implementou diversas ações de combate à desinformação e democratização da checagem de fatos.
Conheça alguns dos principais trabalhos da Aletheia:
Assistente Virtual no Instagram para recebimento de denúncias (Verifica Pra Mim + Aletheia)
Adesão ao Programa de Combate à Desinformação do STF
Parceria internacional com a Universidade da Beira Interior (UBI) e veículos de Portugal (Portal Bem Haja Check)
Parceria com o Laboratório Alumia (Desinformação e Educação Midiática, João Pessoa/PB)
Programa de Capacitação Acadêmica no Rio Grande do Sul (UFSM-FW, UFRGS, Unipampa, PUCRS)
Participação em eventos internacionais de checagem de fatos e desinformação
Leia abaixo o manifesto na íntegra.
Mais informações em www.aletheiafact.org

Comentarios